Instituto Açoriano de Cultura
Página inicial | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Eventos de 2002
Projectos Agenda Livraria virtual o IAC
 
 
 

José Agostinho – Os Açores. A Ciência e a Vida
Projecto de Recuperação e Difusão das Palestras do Ten. Cor. José Agostinho

 

O Instituto Açoriano de Cultura está a realizar um projecto de recuperação e difusão das cerca de centena e meia de palestras que o Tenente-Coronel José Agostinho (1.3.1888 – 17.8.1978) proferiu aos microfones do Rádio Clube de Angra desde os finais da década de cinquenta até aos fins dos anos sessenta.

No âmbito deste projecto, estas palestras – de que o Rádio Clube de Angra guarda o registo sonoro em fita magnética – estão a ser objecto de audição, identificação, registo em base de dados relacional e transferência para suporte digital. A título de curiosidade, regista-se que a gravação das primeiras palestras proferidas pelo Ten. Cor. José Agostinho só foi possível devido à boa vontade de alguns funcionários da gasolineira Mobil que resolveram quotizar-se para adquirirem as bobinas magnéticas para o efeito.

Volvidos quarenta anos o Instituto Açoriano de Cultura inicia o projecto de recuperação deste património sonoro, o qual terá como resultado imediato a difusão destas palestras em programas semanais – com o título genérico «José Agostinho – Os Açores. A Ciência e a Vida» – a transmitir aos microfones do Rádio Clube de Angra (às terças e quintas, a partir do próximo dia 5 de Junho, pelas 12h15m) e também na RDP-Açores.

Este programa de difusão terá uma fase experimental durante os meses de Junho e Julho, será suspenso durante o mês de Agosto e retomará a emissão na primeira semana de Setembro. Semanalmente será difundida uma palestra seleccionada de entre os variadíssimos temas que José Agostinho abordava de uma forma acessível ao grande público. As primeiras oito palestras já alinhadas, correspondentes aos dois primeiros meses, têm os títulos: “Espírito Santo”, “Alberto de Mónaco”, “Homenagem ao Emigrante”, “Depois das Festas”, “Uma Volta ao Calhau”, “Os Insectos”, “Os Açores e os Milhafres” e “Marinheiros e Iates”.

O Instituto Açoriano de Cultura e o Rádio Clube de Angra têm projectada a edição de um CD com uma selecção das palestras mais significativas e importantes, cujo lançamento ao público está previsto para o início de Verão do próximo ano de 2002.

As palestras que José Agostinho leu aos microfones do Rádio Clube de Angra durante quase vinte anos (quase todas também publicadas no diário “A União”) são ainda hoje lembradas com agrado por muitos cidadãos que as ouviam, quer pelo interesse e actualidade dos seus temas quer pela forma simples e directa com que estes eram tratados.

O projecto cultural do Instituto Açoriano de Cultura - que entre outras linhas de acção pretende promover a defesa e valorização da especificidade cultural açoriana e o incentivo à sua tomada de consciência num contexto universal e universalista - encontra neste Projecto de Recuperação e Difusão das Palestras do Ten. Cor. José Agostinho plena justificação concretização.

Eventos a decorrer
Eventos previstos
Eventos passados
Última actualização em 2004-12-28