O IAC-Instituto Açoriano de Cultura realizou um seminário internacional sobre Arte Digital nos dias 19, 20 e 21 de Novembro, em Ponta Delgada, o qual contou com a presença de especialistas e críticos nacionais e estrangeiras neste tema, para além de artistas e criadores que apresentaram a sua obra.
Este seminário destinou-se principalmente aos artistas e criadores açorianos susceptíveis de se interessarem pelo tema, pelo que o IAC dirigiu a um convite todos eles convidando-os a inscreverem-se. Embora este seminário tenha sido aberto ao público em geral, e por conseguinte dirigido a todos os interessados, o IAC apoiou a deslocação de alguns artistas ou criadores que, por serem residentes em outras ilhas, tiveram que se deslocar para o efeito.
Como proposta de reflexão prévia, o IAC propôs os seguintes tópicos:
A emergência da expressão digital e a sua combinação com o efeito multiplicador da criação em rede oferece um novo e promissor campo de investigação, comunicação e criação.
Os novos horizontes proporcionados e facilitados pelas ferramentas digitais abrem surpreendentes possibilidades aos artistas e criadores, do vídeo à música, das artes plásticas à Internet, mas simultaneamente obrigam a uma redefinição de conceitos e posicionamentos nesta nova e emergente expressão cultural.
O seu questionamento estético-cultural proporciona o recurso à expressão digital, estimulando o respectivo debate e reflexão, a partir do universo dos temas da Cultura Digital (Cyber Arte, Arte Digital, Web Arte, Arte Generativa, Arte Numérica, Fotografia Digital, Crítica e Resistência Política, etc.).
Este seminário realizou-se no quadro do projecto designado Atlântidigital’ART (PAAD) que o IAC – em associação com a Universidade da Madeira, a empresa Almasud Records (Madeira), o Cabildo de Gran Canaria, o Cabildo de Lanzarote e a Dirección General de Patrimonio Histórico (Governo das Canárias) e com financiamento no âmbito Programa de Interesse Comunitário INTEREG III B – está a promover.
Este projecto assenta na criação de uma rede de cooperação e intercâmbio entre as regiões da Macaronésia com base na circulação dos seus artistas plásticos que se dedicam à criação utilizando as novas tecnologias de comunicação, com vista ao fomento e estímulo da investigação, à troca de experiências, à apresentação das suas obras e à criação de novos públicos.
Sendo a Arte Digital o eixo principal de desenvolvimento das acções deste projecto, o IAC decidiu dar início à sua realização com um seminário internacional sobre este tema.
Jorge Paulus Bruno
Presidente da direcção do IAC
PROGRAMA
Atlantidigital’ART
Seminário Internacional de Arte Digital
Ponta Delgada – Novembro de 2004
|
 |
 |
PROGRAMA
6ª FEIRA 19 NOV 2004
| 19h00 - 19h45
|
Atlantidigital’ART: Apresentação do Projecto
Dr. J. Paulus Bruno IAC-INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
|
| 19h45 - 20h30
|
Oferta, mercado e preocupações de uma direcção
Curso de Design da Universidade da Madeira
Apresentação de portfolio Criação generativa em arte e arquitectura
Prof. Rui Carita, Prof. Ricardo Caldeira, Duarte Andrade UNIVERSIDADE DA MADEIRA |
SÁBADO 20 NOV 2004
|
| 10h00 - 10h30 |
Notas sobre o inconsciente tecnológico e a plasticidade da matéria
Dr. Miguel Leal
Assist.
FBAUP - “VIROSE”
|
| 10h30 - 11h00 |
Arte Digital y puntos de encontro con otros arte, con especial énfasis en las nuevas tecnologias
Prof. Juan Manuel,
Marrero Rivero
Prof. CATEDRÁTICO ARTE DIGITAL |
| Coffee-break |
|
| 11h30 - 12h00 |
Projecção vídeo
Hugo Olim
ARTISTA DIGITAL ALMASUD |
| 12h00 - 12h30 |
Criação generativa em arte e arquitectura
Arq.ª Inês Moreira
INSTITUTO DAS ARTES
|
| ALMOÇO |
|
| 14h30 - 15h00 |
Tecnologia e recursos culturais digitais
Prof. Luís Borbinha
BIBLIOTECA NACIONAL |
| 15h00 - 15h30 |
Arte digital y mundo comercial
Gustavo Sanchez Perez
ARTISTA DIGITAL |
| Coffee-break |
|
| 16h00 - 16h30 |
Arte digital y medios
Prof. Nilo-Manuel
Cazares Rivas
CRÍTICO ARTE DIGITAL |
| 16h30 - 17h00 |
Arte contemporáneo, Arte Digital
Miguel Pons Neyra
CONSERVADOR CAAM |
DOMINGO 21 NOV 2004
| 10h00 - 10h30
|
Contexto político da nova arte tecnológica
Prof. Carlos Vidal , Prof. FBAUL CRÍTICO DE ARTE
|
| Coffee-break |
|
| 11h00 - 12h00
|
“Evocações da Paisagem”
Antologia de 10 anos de Pintura nos Açores
Teatro Micaelense
[exposição] |
|