Instituto Açoriano de Cultura
Página inicial | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Eventos de 2005
Projectos Agenda Livraria virtual o IAC
 
 
Arquitectos Aires Mateus
Mesa redonda Arquitectura Contemporânea
 

Hotel do Colégio - Ponta Delgada 21h
Dia 14 de Janeiro de 2005

Museu de Angra - Angra do Heroísmo 15h
Dia 15 de Janeiro de 2005

No âmbito de uma iniciativa conjunta do IAC-Instituto Açoriano de Cultura, da Casa da Cultura da Terceira e da Delegação dos Açores da Ordem dos Arquitectos, tem lugar, pelas 21H30 da sexta-feira dia 14 de Janeiro de 2005 no Hotel do Colégio, em Ponta Delgada, e posteriormente pelas 15H00 do sábado dia 15 de Janeiro no Auditório do Museu de Angra do Heroísmo, uma mesa-redonda com os prestigiados arquitectos Francisco Aires Mateus e Manuel Aires Mateus. Esta iniciativa tem por objectivo proporcionar a reflexão pública sobre o lugar da arquitectura contemporânea nas cidades de marcado cunho histórico , bem como sobre a problemática da qualidade na arquitectura contemporânea e do seu espaço de intervenção no meio rural. Esta mesa-redonda dá continuidade a um projecto que vem sendo desenvolvido desde 2001 pelo IAC- Instituto Açoriano de Cultura e pela Casa da Cultura da Terceira, a través do qual estiveram já nos Açores arquitectos portugueses de reconhecido mérito como Nuno Teotónio Pereira e Eduardo Souto Moura.

Notas Biográficas

FRANCISCO XAVIER ROCHA DE AIRES MATEUS nasceu em Lisboa em 1964. Licenciou-se em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 1987. Colaborou com o arquitecto Eduardo Trigo de Sousa entre 1984 e 1986, e colabora com o arquitecto Gonçalo Byrne desde 1983 e com o arquitecto Manuel Aires Mateus desde 1988. É professor na Universidade Autónoma em Lisboa desde 1998, e na Accademia di Architectura, em Mendrízio, na Suíça, desde 2001. Já participou em exposições, conferências e seminários no Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra, Itália, México, Portugal e na Suiça.

MANUEL ROCHA DE AIRES MATEUS nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 1986. Colabora com o arquitecto Gonçalo Byrne desde 1983 e com o arquitecto Francisco Aires Mateus desde 1988. Foi professor na Universidade de Harvard, Estados Unidos da América, em 2002. É professor na Universidade Autónoma em Lisboa desde 1998, e na Accademia di Architectura, em Mendrízio, na Suíça, desde 2001. É professor Catedrático na Universidade Lusíada desde 1997. Já participou em exposições, conferências e seminários na Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Croácia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra, Itália, Japão, México, Noruega, Portugal e Suiça.

Prémios

Individualmente ou em co-autoria, os arquitectos Aires Mateus têm, entre outros, os seguintes prémios: 2002 - Finalistas no concurso para o The Grand Egyptian Museum, no Cairo, Egipto; Finalistas no concurso internacional para Maison de la Pax, em Genebra, na Suiça 2001 - 1º prémio no concurso para a Recuperação do Colégio da Trindade, Coimbra; 1º prémio no concurso para a Praça de Portagem de S. Bartolomeu de Messines, no Algarve; Finalista no concurso para o “Conjunto Arquitectónico Dedicado aos Sanfermines”, em Navarra, na Espanha 1999 - 1º prémio no concurso por convites para a Orquestra Metropolitana de Lisboa, em co-autoria com o arquiteto Gonçalo Byrne 1997 - 1º prémio no concurso para a Cantina da Universidade de Aveiro; 1º prémio no concurso para a Unidade Pedagógica Central da Universidade de Coimbra 1995 - 1º prémio no concurso por convites para a Cantina do Pólo II da Universidade de Coimbra 1994 - 1º prémio no concurso por convites para a nova sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa 1992 - 2º prémio no concurso para a Reitoria da Universidade Nova de Lisboa 1991 - 1º prémio no concurso internacional Prémio Samorá, realizado em Pádua, na Itália 1990 - 1º prémio no concurso para a instalação da I Trienal de Arquitectura de Sintra.

Outros projectos

Individualmente ou em co-autoria, os arquitectos Aires Mateus têm, entre outras, as seguintes obras em fase de projecto, em execução ou construídas:

2004 - Livraria Almedina no Centro Arte Moderna da Gulbenkian, em Lisboa; Complexo Habitacional em Saint Doolaghs, na Irlanda 2003 - Empreendimento Turístico Quinta do Bom Sucesso, em Óbidos, Portugal; Moradia em Lions Den, em Dublin, na Irlanda; Hotel e Residências Grand Canal Square, em Dublin, na Irlanda ; Nova Biblioteca Central de Lisboa; Plano de Ordenamento do Porto Vecchio de Trieste, em Trieste, na Itália 2002 The Grand Egyptian Museum , no Cairo, Egipto; Maison de la Pax, em Genebra, na Suiça; Centro Carmen Frova, em Laguna de Veneza, Itália; Hotel Trocadero, em Jesolo, na Itália 2001 - Museu do Tejo, em Almourol, Portugal; Galeria de Arquitectura de Lisboa; Projecto de recuperação do Colégio da Trindade, em Coimbra; Praça de Portagem de S. Bartolomeu de Messines, no Algarve; “Conjunto Arquitectónico Dedicado aos Sanfermines”, em Navarra, na Espanha 2000 - Biblioteca e Centro Cultural de Sines, Portugal 1999 - Orquestra Metropolitana de Lisboa, em co-autoria com o arquiteto Gonçalo Byrne 1998 - Reitoria da Universidade Nova de Lisboa; Pavilhão da TAP para a Expo-98 1997 - Cantina da Universidade de Aveiro; Unidade Pedagógica Central da Universidade de Coimbra 1995 - Museu do Brinquedo e Museu Infantil da Tecnologia e do Lúdico em Sintra; Cantina do Pólo II da Universidade de Coimbra 1994 - Novas instalações da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, Angola; Novas instalações da sede da Ordem dos Engenheiros em Lisboa 1992 - Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Angra do Heroísmo, 12 de Janeiro de 2005
O Presidente da Direcção do IAC-Instituto Açoriano de Cultura
Jorge Augusto Paulus Bruno

Eventos a decorrer
Eventos previstos
Eventos passados
Última actualização em 2005-01-26