Mediateca de Arte Contemporânea
VoltarVoltar atrás ou nova consulta

O Projecto Atlântico de Arte Digital (PAAD) integra no âmbito dos seus objectivos a criação de uma mediateca especializada em conteúdos de arte contemporânea.

Esta mediateca destina-se a reunir todo o tipo de edições de obras relacionadas com as várias expressões artísticas no domínio da arte contemporânea, permitindo o acesso através da Internet, de forma gratuita, às suas referências, sem prejuízo do acesso físico ao seu conteúdo na sede do IAC-Instituto Açoriano de Cultura.

Este núcleo documental, pela sua especialização, é o pioneiro nos Açores e destina-se a ser utilizado no âmbito de trabalhos de investigação, de estudo ou de simples consulta por qualquer cidadão.

Potencia-se não só a obra editada em formato de livro (catálogos, álbuns, monografias, etc.), mas também as edições em suporte digital, nomeadamente em CD-ROM e em DVD. Assegurar-se-á, nos casos em que ainda se justifique, o suporte em vídeo (VHS, BETA e outros). A fotografia e o diapositivo constituirão também suportes utilizados.

O espólio que constitui esta mediateca é proveniente da integração de uma biblioteca no campo das artes visuais, pertencente ao IAC-Instituto Açoriano de Cultura, resultante de ofertas e permutas com instituições com quem ele se relaciona.

A criação desta mediateca no âmbito do PAAD constitui, seguramente, um ponto de destaque no quadro das acções desenvolvidas em referência ao eixo 2 (Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações, Sociedade de Informação e I+D), medida 2.3 (Desenvolvimento da Sociedade da Informação, da Investigação e Desenvolvimento), do Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III B, onde se inscreve este projecto e onde encontra co-financiamento.

Esta mediateca pretende ser um espaço dinâmico, ele próprio em constante actualização, que perdurará para além do período de vigência do PAAD.