Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 30  26/10/2005

José Nuno da Câmara Pereira
DVD com exposição virtual, documentário e entrevista

 

No âmbito da execução do PAAD-Projecto Atlântico de Arte Digital, o IAC-Instituto Açoriano de Cultura vai levar a efeito um projecto de divulgação da obra de José Nuno da Câmara Pereira, um dos principais criadores açorianos contemporâneos.

Este projecto – em cuja execução o IAC-Instituto Açoriano de Cultura envolve um considerável conjunto de recursos –, compreende a produção de três conteúdos: uma exposição virtual, um documentário sobre a obra do artista e uma entrevista, cujo produto final será disponibilizado num DVD.

A exposição virtual é comissariada por José Luís Porfírio, crítico de arte, antigo director do Museu Nacional de arte Antiga e profundo conhecedor da obra do Pintor José Nuno da Câmara Pereira. Esta exposição permitirá uma viagem virtual ao universo da obra do pintor, onde será apresentada uma selecção das suas criações, desde o início da sua actividade nos finais dos anos 60 até à actualidade.

Por sua vez, o documentário sobre a obra de José Nuno da Câmara Pereira parte de um guião elaborado por José Luís Porfírio e é realizado por Marcus Robbin, jovem realizador alemão, nascido em Berlim, e actualmente residente na ilha do Pico. Neste momento decorrem filmagens na ilha Terceira, depois de já terem decorrido em São Miguel, Faial e Pico. No próximo mês de Novembro decorrerão em Lisboa. Em resultado destas filmagens, será produzido o documentário de 45 minutos que aborda a obra do pintor, as suas vivências, os seus espaços, etc.

Finalmente, será também efectuada e gravada uma entrevista ao Pintor José Nuno da Câmara Pereira, conduzida por José Luís Porfírio. Será um documento revelador, que permitirá conhecer e descobrir melhor a génese criativa do artista, as determinantes que influenciaram a sua obra, os vários ambientes onde a sua actividade se desenvolveu, etc.

A realização deste projecto pelo IAC-Instituto Açoriano de Cultura torna-o pioneiro nos Açores. Ao invés da generalidade dos criadores açorianos que têm a sua obra documentada em catálogos, José Nuno da Câmara Pereira passa a dispor de um DVD onde se reúnem pela primeira vez três conteúdos complementares num suporte que faz uso das novas tecnologias da informação e comunicação e em cuja divulgação o IAC pretende atingir os mais variados públicos, desde o escolar àquele que se situa no âmbito da criação artística.

Integrado na execução do PAAD-Projecto Atlântico de Arte Digital – projecto co-financiado pelo INTERREG III-B Açores-Madeira-Canárias –, este DVD será apresentado ao público em Maio de 2006 nos Açores, e nos meses seguintes na Madeira e nas Canárias com a presença do artista.