O IAC-Instituto Açoriano de Cultura apresenta na próxima sexta-feira, pelas 17h00, na Universidade dos Açores (anfiteatro B), em Ponta Delgada, o livro que reúne as comunicações apresentadas no colóquio comemorativo dos 60 anos sobre a capitulação alemã Os Açores e a 2ª Guerra Mundial, realizado em 7 de Maio de 2005.
As várias comunicações agora publicadas (de António José Telo, Luís Andrade, Norman Herz, José Freire Antunes, José Manuel de Medeiros Ferreira e Manuel de Sousa Menezes) foram apresentadas no âmbito daquele colóquio realizado pelo IAC-Instituto Açoriano de Cultura e abordaram os seguintes temas: “Os Açores no contexto político-institucional da época”, “A importância geo-estratégica e política dos Açores na definição dos cenários de guerra” e “O quotidiano nas relações interpessoais entre os militares e a sociedade civil”.
A obra reúne textos que testemunham o papel que os Açores – estrategicamente posicionados no contexto atlântico – desempenharam durante a 2ª Guerra Mundial, que terminou no dia 8 de Maio de 1945, dia em que o Almirante Karl Donitz assinou, em nome do Alto Comando alemão, a rendição incondicional do 3ª Reich.
Nas palavras de Jorge A. Paulus Bruno, presidente da Direcção do IAC, “apesar dos 60 anos passados sobre o fim da 2ª Guerra Mundial constituírem, historicamente, um curto distanciamento, foram já produzidos valiosos estudos e análises sobre aquele trágico período, tendo o colóquio realizado pelo IAC permitido a apresentação de comunicações que contribuem para um melhor conhecimento e entendimento do papel desempenhado pelos Açores neste conflito, as quais agora são reunidas em livro proporcionando, deste modo, o acesso de todos os interessados às mesmas”.