Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 17 10/05/2007

Cinema Alternativo | IAC-Instituto Açoriano de Cultura
Juventude em Marcha, de Pedro Costa
Sábado, 12 de Maio, pelas 18h, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo
Domingo, 13 de Maio, pelas 21h, no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória

Juventude em Marcha é o mais recente trabalho de Pedro Costa e faz parte de um tríptico ultra-realista a partir da sua observação do microcosmos do Bairro das Fontaínhas na Amadora. "Um filme feito com sentimentos" é como o cineasta descreve a sua nova longa-metragem, a única obra portuguesa a ter honras de exibição na selecção oficial do último Festival de Cinema de Cannes. O filme é a continuação da história da comunidade cabo-verdiana deste extinto bairro periférico de Lisboa, onde o realizador rodou "Ossos" (1997) e "No quarto da Vanda" (2000), durante a sua demolição, acrescentando pessoas novas e outras que já vêm dos outros filmes.

O protagonista é um imigrante cabo-verdiano "servente de pedreiro reformado" que, por ironia do destino, se chama Ventura. Pedro Costa conheceu-o durante a rodagem de "Ossos" mas receou aproximar-se dele pelo seu ar "inatingível". Dele, ficou-lhe "uma memória de gentileza, de melancolia, de uma violenta solidão".

Neste filme documental juntam-se, a este "homem destruído", Vanda Duarte, cujo quarto funcionou como o centro da acção do anterior filme do cineasta, António Semedo e Alberto Barros, entre outros habitantes.

Partindo da perspectiva de Ventura, o filme é um olhar sobre as profundas mudanças que a comunidade daquele bairro degradado está a sofrer, com o realojamento num bairro social, o Casal da Boba, também na Amadora. É o princípio de uma nova vida mas também o fim de uma relação de solidariedade e de pertença partilhada num quotidiano precário.

Este é um filme sem argumento. Cada uma destas pessoas carregava consigo o seu argumento e trazia de casa as suas ideias, “lembranças, pedidos ou mensagens que queriam passar a alguém”, explica Pedro Costa. "Cada um levava a sua história individual muito a sério, com gravidade e sentimento, sem nunca camuflar os problemas”, afirma, acrescentando que esta foi também uma oportunidade de "reflectiram um bocadinho (...) em conjunto, a trabalhar".

Juventude em Marcha, mais um exemplo da crueza do cinema-verité, é o mais recente filme do reconhecido cineasta. O trabalho de preparação e a rodagem demoraram três anos, tendo ficado concluído em Abril, um mês antes do Festival de Cannes, onde foi o único filme português na selecção oficial. Foi considerado o melhor filme da edição de 2006 do certame pelas revistas Cahiers du Cinema (França), Film Comment (EUA), Letras de Cine (Espanha) e Film Critica (Itália).

Realização: Pedro Costa
Elenco: Silva ‘Nana Alexandre, Alberto ‘Lento’ Barros,
Paula Barrulas, Cila Cardoso, Isabel Cardoso, Beatriz Duarte
Género: Drama
Portugal/França/Suiça, 2006
Duração: 2h 35m
Classif.: M/12 anos