Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 38 25/10/2007

Cinema Alternativo
IAC-Instituto Açoriano de Cultura
A Enguia, de Shohei Imamura


Sábado, 27 de Outubro, pelas 18h, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo
Domingo, 28 de Outubro, pelas 21h, no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória

Perto de um lago numa vila próxima de Tóquio existe uma barbearia cujo dono é um homem de 45 anos chamado Takuro Yamashita. A barbearia é nova, nela estão apenas alguns clientes e, a um canto, uma grande enguia agita-se dentro de um aquário…

Yamashita era um normal empregado de escritório até uma noite, oito anos antes, em que chegou a casa e apanhou a sua mulher na cama com outro homem. Enraivecido, apunhalou-a até à morte dirigindo-se depois – e ainda manchado com o seu sangue – à esquadra local para se entregar. Na prisão, uma enguia que apanha torna-se não só o seu animal de estimação, como também a sua única companhia.

Agora, oito anos depois, Yamashita está em liberdade condicional. Jiro Nakajima, seu antigo professor e padre budista, é designado seu responsável. Pouco a pouco Yamashita vai tentando readaptar-se à vida fora da prisão, mas a sua presença ainda suscita a curiosidade entre as excêntricas personagens da aldeia onde vive.

Um dia Yamashita salva Keiko Hattori, uma rapariga que se tenta suicidar. A jovem faz-lhe lembrar Emiko, a mulher que assassinou anos antes. Mais tarde, a esposa de Nakajima leva Keiko à barbearia e pede a Yamashita que a contrate como sua ajudante. O barbeiro mostra-se relutante de início, principalmente devido à semelhança da jovem com a sua mulher. Mas pouco a pouco começa a gostar da rapariga até chegar ao ponto de se sentir atraído por ela. Com o seu toque a barbearia começa a prosperar e Keiko, também ela a tentar sarar feridas emocionais, principia a sentir-se atraída pelo barbeiro.

Precisamente quando a vida do ex-recluso começa a correr melhor, Yamashita encontra inesperadamente Takasaki, um gatuno em liberdade condicional, com quem em tempos partilhara a cela na prisão. Subitamente, todos os esforços de Yamashita, a sua nova vida e a sua aceitação na comunidade, podem ser destruídos se o seu passado for revelado.
À medida que o seu passado começa lentamente a fazer com que Yamashita se feche sobre si mesmo, sufocando-o, ele começa a perder a capacidade para lidar com o presente e com as coisas que lhe dão alegria. Para assegurar o seu amor por Keiko, o barbeiro confessa-lhe o crime que cometeu.

Depois de oito anos a falar exclusivamente com uma enguia, Yamashita luta por se encontrar a si próprio, quando tudo o que ele apenas quer é viver calmamente como uma enguia na água.

PALMA DE OURO 1997
Realização: Shohei Imamura
Elenco: Kôji Yakusho, Misa Shimizu, Mitsuko Baisho, Akira Emoto, Fujio eTsuneta, Sho Aikawa
Género: Drama
Título original: Unagi
Japão, 1997
Duração: 1h 57m
Classif.: M/12 anos