Instituto Açoriano de Cultura Página inicial | Arquivo de Newsletters | Associe-se | Contactos | Mapa do site
Newsletter
 
 

N.º 04 14/01/2010

IAC PROMOVE CICLO DE CONFERÊNCIAS

No âmbito da execução do seu plano de actividades para o ano de 2010, o IAC-Instituto Açoriano de Cultura, promove um ciclo de conferências sobre o tema Conversas à Janela, que terão lugar durante o corrente ano, com uma regularidade mensal, na Galeria deste Instituto.

É com o objectivo de criar, a partir do IAC-Instituto Açoriano de Cultura, um espaço de tertúlia intelectual diversificada e multifacetada, que metaforicamente represente uma verdadeira “janela” de conhecimento, que agora se lança este ciclo de conferências.

O nome atribuído ao projecto foi escolhido por retratar a possibilidade de vislumbramento do presente e do futuro, através da experiência dos diversos interlocutores que ao longo dos próximos meses partilharão connosco o seu conhecimento, sem formalismos mas com conteúdo.

Segundo Paulo Vilela Raimundo, Presidente da Direcção do IAC «Não se tratará de um ciclo temático, onde se pretenda dar uma visão direccionada da “realidade”. Pelo contrário serão confrontadas visões e interpretações, inseridas múltiplas sensibilidades e experiências, que gradualmente nos valorizem como protagonistas da construção do amanhã, que como é vulgarmente referido “…começa já hoje!”».

Com este tipo de acções, pretende o IAC criar um espaço/tribuna, do qual resulte gradualmente a fidelização de novos públicos e o fortalecimento da massa crítica envolvente.

As personalidades que constituirão este ciclo de conferências, a iniciar já no corrente mês, abordarão temáticas tão diversas como: arquitectura, história de arte, arqueologia, filosofia, literatura, política internacional, entre outras.

A primeira conferência, integrada neste ciclo, terá lugar no próximo dia 22 de Janeiro, pelas 21h00, e acontece no decurso da apresentação pública da obra Distância e Conexão – Insularidade, relações culturais e sentido de lugar no espaço da Macaronésia – edição deste Instituto – obedecendo para tal ao tema deste livro e contará com a presença dos Professores Doutores João Sarmento e Eduardo Brito Henriques, este último, autor da obra que agora se apresenta.