|
N.º 04 27/02/2015
NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DO IAC

Teve lugar no passado dia 25 de fevereiro a Assembleia-Geral do Instituto Açoriano de Cultura na qual foram aprovados os Relatórios de Atividades, Contas e Parecer do Conselho Fiscal relativos ao ano de 2014.
Foram ainda eleitos os órgãos sociais para o biénio 2015-16 que contou este ano com a presença de duas listas.
A direção agora eleita, assume como linhas programáticas para o seu quarto mandato, os seguintes vetores de intervenção:
1. Desenvolver um projeto de continuidade face ao passado recente, discutindo, aprofundando e divulgando diversas matérias do conhecimento, de modo a consolidar, pela via da cultura, a sociedade onde nos inserimos.
2. Manter a edição da Atlântida – Revista de Cultura, assumindo-a cada vez mais como uma revista de causas, distanciando-nos de modelos que se limitam a colecionar textos avulsos (mesmo que fundamentados) em forma de livro.
3. Persistir na intervenção editorial, nos seus mais variados suportes, de modo a consolidar conhecimento, agilizando a sua divulgação e estudo, sem qualquer condicionalismo temático ou orientação ideológica pré-definida, tendo como único fator obrigatório a sua fundamentação científica ou histórica.
4. Intensificar parcerias de índole cultural, com entidades públicas, associativas e privadas, de modo a que, através de uma rede de agentes culturais tão densa quanto possível, se possam transformar as fragilidades singulares em algo sólido, consistente e fiável.
5. Insistir na divulgação das obras e dos autores/artistas, das mais vaiadas áreas e correntes (literatura, artes visuais, música, teatro, performance, vídeo, cinema, …), forçando a “demolição de barreiras e a construção de pontes” de acesso ao mundo global onde nos inserimos por direito próprio.
6. Reivindicar a centralidade cultural que nos é devida, conquistando um papel ativo na construção da contemporaneidade, rejeitando liminarmente qualquer conotação regionalista ou limitação geográfica ou ideológica.
ÓRGÃOS SOCIAIS
(Biénio 2015-2016)
ASSEMBLEIA GERAL
Dr. Jorge Augusto Paulus Bruno (Presidente)
Dr. Luís António Vieira de Brito de Azevedo (Vice-Presidente)
Arq. Luís Miguel Resendes Fernandes Bettencourt da Silva (Secretário)
Sr. Francisco Jorge da Silva Ferreira (Secretário)
DIREÇÃO
Eng. Paulo Alexandre Vilela Martins Raimundo (Presidente)
Dr.ª Filipa Alexandra de Moura Magalhães Tavares (Secretária)
Dr. Pedro Miguel Fraga Juliano Cota (Tesoureiro)
Dr.ª Maria João Martins Lopes Vieira (Vogal)
Dr. Pedro Nuno Teixeira Corvelo (Vogal)
Dr. Carlos Lino Portela Bessa (Suplente)
Arq.ª Isabel Maria Paulino Soares (Suplente)
CONSELHO FISCAL
Dr. Dimas M. Simas Costa Lopes (Presidente)
Eng. António Manuel Barbosa Brito Neves (Vogal)
Dr. Tiago Fortuna Pacheco de Sousa (Vogal)
|