71.10.196 CAPITANIA DO PORTO DA HORTA
ANGÚSTIAS • LARGO MANUEL DE ARRIAGA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA PÚBLICA CIVIL
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Edifício de gaveto constituído por dois corpos (um com um só piso e o outro com dois, sendo um destes em cave) articulados por uma torre de planta rectangular.
O corpo mais baixo, de planta rectangular, tem três vãos na fachada mais pequena, voltada para o porto, e cinco na que fica voltada para a Travessa do Borratem. Um destes últimos vãos é uma porta sobrepujada com ornamentos geometrizados, em cantaria, enquanto os restantes, em ambas as fachadas, são janelas de peito quadrangulares. Sobre os três vãos da fachada mais pequena lê-se "CAPITANIA DO PORTO DA HORTA".
O corpo de dois pisos, voltado para o porto, tem na fachada três vãos muito altos, com remate em arco de volta perfeita, sob os quais se encontra a porta da cave.
O corpo mais baixo está recuado em relação ao outro, deixando espaço para a torre e para a escadaria de acesso à entrada principal que se situa na face da torre perpendicular ao plano das fachadas voltadas para o porto. Na outra face a torre mostra um óculo ao nível da entrada e um relógio ao cimo. Em cima da entrada principal existe uma pedra trabalhada com o escudo nacional e, mais acima, três frestas ao lado de um suporte de mastro de bandeira.
O imóvel é rebocado e pintado de branco, com as molduras dos vãos, ornamentos e rebordo superior em cantaria à vista.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Capitania do Porto da Horta
FUNÇÃO ACTUAL: Capitania do Porto da Horta
OBSERVAÇÕES: Esta espécie faz parte de um conjunto edificado (71.12.125).
REMISSÕES: 71.12.125
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-03-03
< anteriores




seguintes >
mapa: 10
Faial. Horta
Inventário do Património Imóvel dos Açores