71.11.181 RESIDENCIAL INFANTE
ANGÚSTIAS • RUA CONSELHEIRO MEDEIROS, Nº1
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XX
 
DESCRIÇÃO: Edifício urbano de duplo gaveto, de três pisos, com uma carga decorativa de características eclécticas.
Nos pisos superiores das três fachadas encontram-se vãos com arco de volta perfeita alternando com vãos de verga recta. No rés-do-chão todos os vãos (portas) têm verga curva rebaixada. Tanto as janelas de sacada como as de peito, no primeiro e segundo andares, interceptam frisos de azulejos e têm guardas em ferro fundido de desenho "arte nova".
As esquinas do imóvel são cortadas e têm um vão por piso (verga curva no rés-do-chão, arco de volta perfeita no primeiro andar e verga recta no segundo).
As fachadas são rematadas por uma balaustrada que é interrompida por frontões nas esquinas e ao centro de cada uma delas (dois deles rematados por estatuetas).
O edifício é construído em alvenaria rebocada e pintada de verde claro com os relevos (molduras e ornamentos) pintados de branco.
ELEMENTOS NOTÁVEIS:
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação e comércio
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação, comércio e serviços
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Um Olhar sobre a Cidade da Horta, César Gabriel Barreira, Núcleo Cultural da Horta, Horta, 1995; Ficha 57 "Edifícios e Elementos de Qualidade - Plano de Urbanização da Cidade da Horta".
OBSERVAÇÕES: Esta espécie faz parte de dois conjuntos edificados (71.11.163; e 71.12.125).
REMISSÕES: 71.11.163; 71.12.125
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-03-03
< anteriores




seguintes >
mapa: 11
Faial. Horta
Inventário do Património Imóvel dos Açores