71.11.186 THE CEDARS HOUSE
ANGÚSTIAS • RUA CÔNSUL DABNEY
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Antiga casa de habitação da família Dabney, que era constituída por vários corpos de formas e alturas diferentes ligados entre si e envolvidos por uma área semi-ajardinada.
Está hoje dividida em dois núcleos correspondentes a diferentes propriedades. Um na parte superior, não restaurado, e outro na parte inferior, reconstruído, com um muro envolvente de concepção recente.
O segundo está rebocado e pintado de branco, à excepção do soco, dos cunhais, da cornija e das molduras dos vãos que estão pintados de cinzento. A cobertura é em telha de canudo rematada por beiral duplo. Destaca-se neste núcleo, o alpendre de madeira voltado para a baía da Horta e Ilha do Pico.
Na área ajardinada que lhe corresponde existe um exemplar de "phytolacca dioica" (ombú ou bela-sombra), classificada nos termos do Decreto Legislativo Regional n.º 28/84A, de 1 de Setembro.
ELEMENTOS NOTÁVEIS: Exemplar de "phytolacca dioica" situado na área ajardinada do corpo reconstruído.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
OBSERVAÇÕES: Este imóvel foi construído em 1851.
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Annals of the Dabney Family in Fayal, Roxana Lewis Dabney, 3 vols., ed. for private circulation, Boston?, [1899]; "Algumas Notas sobre o 1º Cônsul Geral dos EUA nos Açores e um Contributo para a Bibliografia sobre os Dabney", Ricardo Manuel Madruga da Costa, in Boletim do Núcleo Cultural da Horta, vol. X, Núcleo Cultural da Horta, Horta, 1991-92; Um Olhar sobre a Cidade da Horta, César Gabriel Barreira, Núcleo Cultural da Horta, Horta, 1995; A Horta dos Cabos Submarinos, Direcção Regional do Turismo, Horta, s/d; Ficha 46 "Edifícios e Elementos de Qualidade - Plano de Urbanização da Cidade da Horta".
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-03-03
< anteriores




seguintes >
mapa: 11
Faial. Horta
Inventário do Património Imóvel dos Açores