71.11.188 TRINITY HOUSE
ANGÚSTIAS • RUA CÔNSUL DABNEY
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA PÚBLICA CIVIL
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Edifício constituído por dois grandes corpos, de contornos gerais rectangulares, ligados pelos cantos.
O corpo mais antigo (1902) tem planta rigorosamente rectangular. Uma parte da construção tem três pisos e outra dois. A zona com altura de três pisos tem um troço com pé-direito duplo. A construção é mista, em alvenaria de pedra e estrutura de ferro, destacando-se, na zona do pé-direito duplo, um grande compartimento, que hoje serve de ginásio, com o tecto suportado por vigotas de ferro assentes sobre grandes colunas do mesmo material.
O corpo mais recente (pós-terramoto de 1926), com três pisos sendo um em cave, tem o perímetro rectangular cortado na zona onde encaixa no corpo mais antigo e onde se situa uma das escadas. É construído com estrutura de betão armado.
Ambos os corpos são rebocados e pintados de creme, tendo o mais antigo molduras de pedra (pintada também) que são recortadas nos vãos correspondentes ao piso duplo. As fachadas são rematadas por cornija e platibanda e as coberturas são em terraço. Destacam-se as chaminés do corpo mais antigo pela dimensão e pelo recorte.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Instalações das Companhias dos Cabos Submarinos
FUNÇÃO ACTUAL: Estabelecimentos de ensino
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Um Olhar sobre a Cidade da Horta, César Gabriel Barreira, Núcleo Cultural da Horta, Horta, 1995; A Horta dos Cabos Submarinos, Direcção Regional do Turismo, Horta, s/d.
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-03-03
< anteriores




seguintes >
mapa: 11
Faial. Horta
Inventário do Património Imóvel dos Açores