71.11.190 CASTELO DE SANTA CRUZ
ANGÚSTIAS • RUA VASCO DA GAMA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA MILITAR
MONUMENTO NACIONAL
(Decreto n.º 36383, de 28 de Junho de 1947)
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XV/SÉC.XVII
DESCRIÇÃO: Fortaleza abaluartada de planta pentagonal, outrora destinada à defesa da cidade da Horta e do seu porto. Tem baluartes nos extremos da face virada para terra, guaritas nos ângulos das faces laterais com as duas faces voltadas para o mar e um redente que acentua o ligeiro ângulo que fazem estas últimas.
É construída com dois tipos de rocha: basalto e tufo. O basalto é empregue na parte inferior da muralha e o tufo na parte superior, evidenciando-se nas ameias e nas duas guaritas.
A entrada principal, localizada ao centro do lado voltado para terra, é marcada por um portal brasonado em arco de volta perfeita. Existe um outro acesso, de construção mais recente, na parte voltada para a baía: uma porta estreita abre para um corredor com abóbada de canhão que atravessa a muralha e, por meio de uma escada de caracol, desemboca na esplanada do forte.
No interior do forte situa-se também uma capela (de Santo António) de planta rectangular com o tardoz encostado ao lado sul da muralha. Tem frontaria rectangular, rematada por uma cornija, a eixo da qual se encontra a porta de entrada, com cornija, encimada por um óculo circular. A construção é em alvenaria de pedra rebocada e caiada, à excepção do soco, dos cunhais, das cornijas e das molduras dos vãos que são em cantaria à vista. Tem cobertura de duas águas em telha de meia-cana tradicional.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Fortaleza
FUNÇÃO ACTUAL: Pousada
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: "Monografia do Castelo de Santa Cruz da Cidade da Horta", Osório Goulart, in Boletim do Núcleo Cultural da Horta, vol. 1, n.º 2, Núcleo Cultural da Horta, Horta, 1957; "Arquitectura Militar nos Açores: Ilha do Faial: Iconografia e Informações dos Arquivos Militares", Rui Carita, in O Faial e a Periferia Açoriana nos Séc. XV a XIX - Actas do Colóquio, Núcleo Cultural da Horta, Horta, 1995; Um Olhar sobre a Cidade da Horta, César Gabriel Barreira, Núcleo Cultural da Horta, Horta, 1995; Registo 77105 do "Levantamento dos Fortes Açoreanos"; Ficha 1 "Edifícios e Elementos de Qualidade - Plano de Urbanização da Cidade da Horta".
OBSERVAÇÕES: No interior do forte foi construída uma estalagem, com projecto do Arq.º Alberto Cruz da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, inaugurada em 9 de Agosto de 1969.
Esta espécie faz parte de um conjunto edificado (71.12.125).
REMISSÕES: 71.12.125
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-03-03
< anteriores




seguintes >
mapa: 11
Faial. Horta
Inventário do Património Imóvel dos Açores