71.11.192 EDIFÍCIO URBANO - RUA VASCO DA GAMA, Nº28
ANGÚSTIAS • RUA VASCO DA GAMA, Nº 28
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Edifício urbano de três pisos (comércio no rés-do-chão e habitação nos restantes pisos), com carga decorativa de características eclécticas.
A fachada tem cinco vãos por piso, sendo o vão central substituído no primeiro e segundo andares por dois vãos agrupados. No primeiro andar estes vãos são de sacada com guarda de ferro fundido. Todas as janelas de peito possuem também pequenas guardas em ferro fundido.
A fachada é rematada por cornija e platibanda/balaustrada, mais elevada na parte central onde sobressai uma carranca envolta em motivos vegetalistas.
O imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e pintada. Além dos relevos em argamassa, sobressaem na fachada duas faixas de azulejos que ligam horizontalmente todos os vãos do primeiro e segundo andares.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Habitação e comércio
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação e comércio
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Um Olhar sobre a Cidade da Horta, César Gabriel Barreira, Núcleo Cultural da Horta, Horta, 1995; Ficha 58"Edifícios e Elementos de Qualidade - Plano de Urbanização da Cidade da Horta".
OBSERVAÇÕES: Esta espécie faz parte de um conjunto edificado (71.12.125).
REMISSÕES: 71.12.125
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-03-03
< anteriores




seguintes >
mapa: 11
Faial. Horta
Inventário do Património Imóvel dos Açores