71.22.184 ERMIDA DE SANTA BÁRBARA
ANGÚSTIAS • ESTRADA REGIONAL, SANTA BÁRBARA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII/SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Ermida com uma nave de planta rectangular e capela-mor também de planta rectangular, separadas por arco triunfal, ligeiramente abatido, em cantaria.
A fachada, muito simples, tem ao eixo uma porta de verga recta encimada por uma pequena cornija e por uma janela. É rematada por uma cornija que acompanha a inclinação das águas do telhado, tem um pegão com uma cruz ao centro e dois pináculos sobre os cunhais.
Na continuidade da fachada, à direita, encontra-se o campanário, acessível por uma escada encostada à parede lateral da capela que também dá acesso à porta exterior do coro. À mesma parede encosta um corpo mais baixo (que contorna o corpo da capela e encosta à parede lateral da capela-mor) onde se encontra a sacristia.
O imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco, com o soco, as cornijas e as molduras dos vãos pintados de preto. As coberturas são de duas águas em telha de meia-cana tradicional, com beiral simples.
A ermida insere-se num adro murado e cimentado.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Ermida
FUNÇÃO ACTUAL: Ermida
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 88 "Edifícios e Elementos de Qualidade - Plano de Urbanização da Cidade da Horta"
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-03-03
< anteriores




seguintes >
mapa: 22
Faial. Horta
Inventário do Património Imóvel dos Açores