63.187.61 CASA DE HABITAÇÃO - RUA DO POÇO
SÃO ROQUE • RUA DO POÇO, CAIS DO PICO
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Habitação proto-urbana, de influência erudita, constituída por dois corpos colocados em "T" (casa e cozinha), com dois balcões e respectivas escadas.
O corpo principal tem cobertura de duas águas e a cozinha de três águas, sendo a terceira água a ligação ao corpo principal. A cozinha tem intervenções recentes. A fachada principal tem cinco portas no piso térreo, dispostas simetricamente. Estas portas são encimadas por outras tantas janelas. A janela central tem a pedra à vista nos limites laterais do avental, sendo as janelas das fachadas laterais semelhantes a esta. Esta janela central é ladeada por duas varandas corridas, cada uma acessível por duas janelas de sacada, com guardas de madeira trabalhada.
O edifício é construído em alvenaria de pedra rebocada e caiada à excepção dos cunhais, da cornija e das molduras dos vãos que são em pedra à vista. Ao centro da cobertura existe uma "gateira" cuja frente é de tábuas de madeira.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 16 do "Inventário do Património Cultural Edificado do Plano Geral de Urbanização da Vila de São Roque"
DATA DE LEVANTAMENTO: 1998-02-05
< anteriores




seguintes >
mapa: 187
Pico, S. Roque do Pico
Inventário do Património Imóvel dos Açores