63.200.45 CASA DAS SENHORAS
SÃO ROQUE • CAMINHO DE CIMA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII/SÉC.XIX
 
DESCRIÇÃO: Casa senhorial de planta em "U", com cisterna numa das extremidades e retrete e curral para os animais entre os braços do "U". Tem uma casa anexa.
Tem um balcão que se estende pela fachada lateral esquerda comunicando com a casa anexa. As janelas do corpo principal tinham aventais pintados. A cozinha originariamente teve dois fornos interiores.
Todas as construções são em alvenaria de pedra, sendo as fachadas principais e uma das laterais do corpo principal rebocadas a argamassa de cal. Os cunhais e as molduras dos vãos são em pedra à vista. Nos corpos que ainda têm cobertura esta é em telha de meia-cana tradicional.
À frente da casa estende-se um caminho calcetado, que era ladeado por jardins, ligando o portão (em ferro) à casa. Junto à estrada existe um abrigo para carro de bois de grandes dimensões, com o frontão em tábuas de madeira.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Ruína
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 34 do "Inventário do Património Cultural Edificado do Plano Geral de Urbanização da Vila de São Roque".
OBSERVAÇÕES: O imóvel também é conhecido por ter pertencido ao "Capitão".
DATA DE LEVANTAMENTO: 1998-02-03
< anteriores




seguintes >
mapa: 200
Pico, S. Roque do Pico
Inventário do Património Imóvel dos Açores