63.202.56 CAIS DO PICO
SÃO ROQUE • MARGINAL DO CAIS DO PICO
CONJUNTO EDIFICADO
CONJUNTO DE EDIFÍCIOS OU DE OUTRAS CONSTRUÇÕES
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVII/SÉC.XVIII
 
DESCRIÇÃO: Conjunto de imóveis situados ao longo da Marginal do Cais do Pico, voltados para o mar, formando uma frente urbana limitada pelo edifício onde está instalada uma agência do Banco Comercial dos Açores e pela antiga Casa Âncora (edifício com traços modernistas).
Algumas casas de habitação têm características senhoriais, com traços de carácter erudito. Apresentam os cunhais, as molduras dos vãos e os socos em pedra à vista e são caiadas ou pintadas de branco. Algumas têm varandas em madeira trabalhada e pintada. Em algumas das casas as vergas das portas e das janelas são curvas.
Neste conjunto situa-se uma casa de botes baleeiros que tem um depósito de óleo de baleia debaixo do seu pavimento. Também neste conjunto, do lado do mar, existe uma eira ligeiramente elevada em relação à estrada (com cerca de doze metros de diâmetro, construída em alvenaria de pedra e caiada) e uma cisterna implantada tangencialmente em relação à eira, de tecto abobadado, que serviu para armazenamento de combustível.
Ao longo da marginal existe uma muralha de pedra que, ao nível da estrada, constitui um muro caiado e pontuado por conversadeiras (banquetas). A meio da frente urbana, do lado do mar, situa-se uma rampa de varadouro, um mercado de peixe e um cais. No início da rampa localiza-se uma estátua de D. Dinis que constitui um elemento dissonante no conjunto. Neste conjunto existem três construções dissonantes que não interrompem a sua coerência arquitectónica.
ELEMENTOS NOTÁVEIS: Espécies caracterizadas nas fichas 63.202.57, 63.202.58, 63.202.59 e 63.187.60.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Habitação, comércio e serviços
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação, comércio e serviços
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 33/Pico do "Arquivo da Arquitectura Popular dos Açores"; Ficha 18 do "Inventário do Património Cultural Edificado do Plano Geral de Urbanização da Vila de São Roque".
OBSERVAÇÕES: Localizada na cartografia em uso também na quadrícula 187.
REMISSÕES: 63.202.57; 63.202.58; 63.202.59; 63.187.60.
DATA DE LEVANTAMENTO: 1998-02-07
< anteriores




seguintes >
mapa: 202

187

Pico, S. Roque do Pico
Inventário do Património Imóvel dos Açores