32.53.99 ERMIDA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
LAJES • ESTRADA REGIONAL
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII/SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Imóvel de planta em "L", com dois pisos, constituído pela ermida e por uma casa de romeiros. Tem um pequeno adro de planta recortada, um poço e alguns anexos.
A fachada principal, com soco saliente, limitada lateralmente por cunhais e rematada por uma cornija ondulada, está dividida em três secções por meio de pilastras encimadas por pináculos. A secção central, mais larga, corresponde ao corpo da ermida propriamente dita. Tem, ao eixo, uma porta encimada por uma janela e uma cruz sobre o cume da cornija. Ambos os vãos são encimados por cornijas com pináculos nas extremidades. A secção central da fachada tem ainda três cartelas lisas: uma axial, sob a cruz, e uma de cada lado da janela. Cada uma das secções laterais tem uma janela com sacada em cantaria e guarda em ferro fundido. Todos os vãos da fachada principal têm verga curva e ombreiras boleadas.
As fachadas laterais, igualmente delimitadas por cunhais, com socos salientes e rematadas por cornijas rectas sob beirais, têm vãos em ambos os pisos cujas molduras são contínuas do soco à cornija delimitando aventais rectangulares.
Na fachada lateral direita encontra-se uma escada de pedra com balcão para acesso ao piso superior. O acesso ao piso térreo faz-se sob o balcão, por dois vãos consecutivos em abóbada de berço perfeito, separados por uma coluna de secção quadrangular com capitel simples. No vão da direita situam-se duas pias de lavagem em cantaria.
O interior da capela é de nave única, separada da capela-mor por intermédio de um degrau e de uma balaustrada em madeira. O retábulo é em pedra pintada. Existe um coro sobre a entrada, prolongado por um pequeno púlpito do lado do evangelho. Do mesmo lado fica a porta de acesso a uma antiga sacristia onde ainda se encontra um lavabo em cantaria.
O imóvel é construído de alvenaria de pedra rebocada e caiada de branco, com excepção do soco, das pilastras, das cornijas, das molduras, dos aventais e do balcão (pavimento, guarda e banquetas) que são em cantaria à vista. As janelas nas fachadas laterais são de guilhotina de três folhas. A cobertura é de duas águas em telha de meia-cana tradicional, rematada por beiral simples.
O acesso ao adro faz-se por um lanço de escadas de cada lado. Sob o adro existe um espaço rectangular acessível através de um arco adossado a um vão de verga recta (com a inscrição "1794"). No espaço ajardinado, fronteiro à fachada lateral direita, existe um poço com boca circular em cantaria. No muro exterior deste espaço ajardinado, no mesmo plano da fachada principal do edifício, existe uma pedra embutida, com um nicho axial enquadrado por duas inscrições voltadas para o exterior.
Adossado à habitação, no prolongamento da fachada lateral direita, situa-se um corpo de planta quadrangular, com dois pisos e forno de volume exterior de planta rectangular (com "chaminé de mãos postas" com cornija). Este volume é rebocado e caiado de branco, com cobertura de duas águas em telha de meia-cana tradicional rematada por beiral simples. No "cerrado" junto a este corpo existem vários anexos.
ELEMENTOS NOTÁVEIS: Retábulo da capela-mor.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição na verga do vão sob o adro da ermida: "1794".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Ermida e casa de romeiros
FUNÇÃO ACTUAL: Ermida e habitação
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: As Ermidas da Ilha Terceira, Padre Alfredo Lucas, Angra do Heroísmo, 1976; Freguesias da Praia, Pedro de Merelim, Vol.I, Direcção Regional de Orientação Pedagógica, Angra do Heroísmo, 1982; Ficha 3-H do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal da Praia da Vitória".
OBSERVAÇÕES: De acordo com um rol publicado pelo Bispado de Angra, esta ermida ficou "danificada e impossibilitada de servir ao culto" em resultado dos estragos causados pelo sismo de 1 de Janeiro de 1980.
Do outro lado da rua situa-se um chafariz com uma cartela na qual está inscrita a data de "1891".
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-05-01
< anteriores




seguintes >
mapa: 53
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores