 |
| 41.44.52 Casa de habitaÇÃo - Rua Fontes Pereira de Melo |
| LUZ • Rua Fontes Pereira de Melo, nº3 |
| EDIFÍCIO ISOLADO |
| ARQUITECTURA DOMÉSTICA |
| ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XX |
 |
DESCRIÇÃO: Casa de habitação de um piso, genericamente rectangular, implantada paralelamente à rua num terreno murado e ajardinado.
Apresenta um traçado característico de alguma arquitectura doméstica praticada, em Portugal, nos anos 1940/1950, em que se combina uma tradição rústica com aspectos modernista.
A fachada principal tem uma excrescência do lado esquerdo que se prolonga no alpendre da entrada. O alpendre é suportado por uma viga de betão armado à vista com um pilar de alçado trapezoidal em pedra. As três janelas da fachada principal são de duas folhas e as duas mais à direita encontram-se abrangidas por uma moldura e um peitoril comuns.
As traseiras encontram-se um pouco alteradas, salientando-se apenas o volume do forno com uma chaminé cilíndrica sobre uma base trapezoidal.
O imóvel é construído em alvenaria de pedra à vista. A cobertura é de quatro águas, prolongando-se sobre os corpos salientes, em telha de meia-cana tradicional com beiral simples assente numa cornija formada por lajetas de betão à vista. A casa assenta num embasamento em alvenaria de pedra com o pavimento cimentado. |
| ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom |
| FUNÇÃO INICIAL: Habitação |
| FUNÇÃO ACTUAL: Habitação |
| DATA DE LEVANTAMENTO: 2004/06/30 |
|
|