41.44.52 Casa de habitaÇÃo - Rua Fontes Pereira de Melo
LUZ • Rua Fontes Pereira de Melo, nº3
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Casa de habitação de um piso, genericamente rectangular, implantada paralelamente à rua num terreno murado e ajardinado.
Apresenta um traçado característico de alguma arquitectura doméstica praticada, em Portugal, nos anos 1940/1950, em que se combina uma tradição rústica com aspectos modernista.
A fachada principal tem uma excrescência do lado esquerdo que se prolonga no alpendre da entrada. O alpendre é suportado por uma viga de betão armado à vista com um pilar de alçado trapezoidal em pedra. As três janelas da fachada principal são de duas folhas e as duas mais à direita encontram-se abrangidas por uma moldura e um peitoril comuns.
As traseiras encontram-se um pouco alteradas, salientando-se apenas o volume do forno com uma chaminé cilíndrica sobre uma base trapezoidal.
O imóvel é construído em alvenaria de pedra à vista. A cobertura é de quatro águas, prolongando-se sobre os corpos salientes, em telha de meia-cana tradicional com beiral simples assente numa cornija formada por lajetas de betão à vista. A casa assenta num embasamento em alvenaria de pedra com o pavimento cimentado.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
DATA DE LEVANTAMENTO: 2004/06/30
< anteriores




seguintes >
mapa: 44
Graciosa. Santa Cruz
Inventário do Património Imóvel dos Açores