32.106.142 CASA RURAL - CAMINHO DAS FAIAS
VILA NOVA • CAMINHO DAS FAIAS
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Casa do tipo linear em "L", com um piso, balcão junto à fachada principal e forno de volume exterior, de planta rectangular, com "chaminé de mãos postas". O imóvel é caiado, com excepção dos cunhais, do soco, do balcão (pavimento e guarda) e das molduras dos vãos (recortadas e com verga curva) que são em cantaria (a pedra que está à vista em torno dos cunhais e das molduras dos vãos deveria estar rebocada e caiada). A cobertura é do tipo de quatro águas em telha de meia-cana tradicional, rematada por beiral simples. As janelas são de guilhotina de duas folhas.
Na fachada lateral esquerda existe uma marca de posse com uma estrela de cinco pontas em alto-relevo, encimada por um relevo elíptico com a data "1872".
O ângulo do "L" é preenchido por um anexo.
ELEMENTOS NOTÁVEIS: Pedra com cartela datada e marca de posse.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição numa cartela na fachada lateral esquerda: "1872".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
OBSERVAÇÕES: Do outro lado da estrada situa-se um chafariz com um pano de parede quadrangular emoldurado em cantaria, com cornija. No pano de parede, ao centro e acima da bica, encontra-se uma cartela em pedra moldurada em cordame na qual está inscrita a data "1875" e as letras "O.P.". A pia e o soco são de construção mais recente. O chafariz encontra-se ligeiramente recuado em relação à estrada.
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-06-28
< anteriores




seguintes >
mapa: 106
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores