32.35.74 IMPÉRIO DO ESPÍRITO SANTO DE SÃO JOSÉ
SANTA CRUZ • RUA DE SANTA LUZIA
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX/SÉC.XX
DESCRIÇÃO: Império e respectiva "despensa" implantados sobre uma espécie de adro sobrelevado, protegido por balaustradas e guardas de cimento com pilaretes e urnas, acessível por uma escadaria dupla.
O império é de planta quadrangular, com um piso. Tem três vãos na fachada principal (uma porta entre janelas) e três janelas na fachada lateral esquerda. São todos rematados por arcos contracurvados, assentes em impostas, com uma flor-de-lis no fecho. Os vãos destas fachadas estão separados por pilares de secção quadrada com as arestas boleadas. Na fachada lateral direita existe uma janela de peito de verga recta. A fachada principal é encimada por um frontão contracurvado delimitado por uma cornija, ladeado por pináculos e separado do corpo do edifício por uma cornija horizontal. O edifício está rebocado e pintado de branco, com excepção dos pilares e ornamentos que estão pintados de amarelo, vermelho e azul.
A "despensa", em volume independente, tem um piso e com planta rectangular. Está rebocada e pintada de branco, com os cunhais, a cornija e as molduras dos vãos pintados de amarelo.
As coberturas, a do império de duas águas e a da "despensa" de quatro águas, são em telha de meia-cana tradicional e rematadas por beirais simples.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição no tardoz do império: "1863". Inscrição no frontão do império: "1904".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Império do Espírito Santo
FUNÇÃO ACTUAL: Império do Espírito Santo
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 2-F do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal da Praia da Vitoria"
OBSERVAÇÕES: O império foi desmontado e transferido para a actual implantação onde foi reconstruído.
DATA DE LEVANTAMENTO: 1999-05-14
< anteriores




seguintes >
mapa: 35
Terceira. Praia da Vitória
Inventário do Património Imóvel dos Açores