 |
| 51.176.108 Casa de habitação - Largo de santo Antão |
| VELAS • Largo de santo Antão |
| EDIFÍCIO ISOLADO |
| ARQUITETURA DOMÉSTICA |
| ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX/SÉC.XX |
 |
DESCRIÇÃO: Casa de habitação com dois pisos e sótão inserida numa frente de rua onde se destaca pela dimensão e pela sua fachada em forma de empena.
Esta fachada é delimitada por uma faixa pintada em lugar do soco e por uma cornija que acompanha a inclinação das águas do telhado. Tem, no piso térreo, uma porta larga com uma porta de cada lado. No segundo piso há uma janela de sacada com uma janela de peito de cada lado. Ao sótão corresponde uma janela de sacada. Ambas as sacadas estão protegidas por guardas em ferro fundido pintado de prateado com pinhas em vidro nos cantos. Na continuidade da fachada, à esquerda, encosta um corpo de um piso cuja cobertura plana forma um terraço ao nível do segundo piso da habitação. Nesse corpo abre-se para a rua uma porta e um portão de garagem.
O imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco, exceto a faixa, a cornija e as molduras dos vãos que se abrem no muro que são pintados de cinzento. As molduras dos restantes vãos e as consolas das varandas são em cantaria à vista. As portas são em madeira pintada de verde. As caixilharias das janelas, de dois batentes e bandeira, são em madeira pintada de branco com os aros pintados de verde (a janela do sótão não tem bandeira). As janelas de peito são protegidas por venezianas em madeira pintada de verde. A cobertura é de duas águas em telha “marselha”. |
| ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom |
| FUNÇÃO INICIAL: Habitação |
| FUNÇÃO ATUAL: Habitação |
| DATA DE LEVANTAMENTO: 2008-07-27 |
|
|