22.190.35 CASA DE HABITAÇÃO - RUA NOVA DA FONTE, Nos52, 54 E 56 E RUA DAS VINHAS, Nos1 E 3
RABO DE PEIXE • RUA NOVA DA FONTE, Nos52, 54 E 56 E RUA DAS VINHAS,
Nos1 E 3
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Casa de habitação com dois pisos, constituída por dois corpos implantados em "L" que acompanham o gaveto em ângulo obtuso formado pela Rua Nova da Fonte com a Rua das Vinhas.
O corpo principal, correspondente à habitação propriamente dita, é de planta rectangular. Na fachada principal sobressai uma janela de sacada com a consola em pedra e a guarda em ferro fundido pintado de verde, ladeada por janelas de peito. No piso térreo tem três portas em madeira pintada de verde, alinhadas com os vãos do piso superior, duas delas antecedidas de grades de madeira. Ao lado direito da fachada há um corpo de um piso, com cobertura em terraço e guarda de balaústres, em cuja parede se abre uma fresta vertical de arejamento e iluminação.
O segundo corpo, correspondente à cozinha, tem planta trapezoidal e um forno exterior com uma chaminé de grandes dimensões com a data "1854".
A casa é construída em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco, com o soco, os cunhais, a faixa sob o beiral e as molduras dos vãos pintados de cinzento escuro. O telhado do corpo principal é de quatro águas, em telha de meia-cana tradicional, com beiral duplo e telhão na cumeeira. O corpo da cozinha tem a cobertura de duas águas, em telha de aba e canudo, com beiral simples apoiado em cornija de betão armado e com cumeeira em cimento revestida com telhas cerâmicas.
Na continuação do muro da propriedade, um pouco mais afastado, encontra-se o anexo da garagem, com telhado de duas águas desiguais em telha de meia-cana tradicional com telhão na cumeeira.
ELEMENTOS DATADOS: Inscrição numa cartela na chaminé: "1854".
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
DATA DE LEVANTAMENTO: 2002-12-10
< anteriores




seguintes >
mapa: 190
São Miguel, Ribeira Grande
Inventário do Património Imóvel dos Açores