22.236.150 CASA DE HABITAÇÃO - RUA DAS FREIRAS, Nº 7
MATRIZ • RUA DAS FREIRAS, Nº 7
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII/SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Casa de habitação urbana, de um só piso, do tipo "janela/porta/janela". Está elevada em relação à rua e assenta num embasamento de pedra. O acesso faz-se por um conjunto de quatro degraus, dois dos quais salientes.
A fachada é enquadrada pelo soco, por largas pilastras e pela faixa sob a cornija. As molduras dos vãos são encimadas por frisos com três almofadas rectangulares ladeadas por rosetas, característicos do "estilo micaelense", encimados por cornijas. As janelas têm o avental aparente ligado ao soco.
A casa é construída em alvenaria de pedra rebocada e caiada de branco, excepto o embasamento, o soco, as pilastras, a cornija e a faixa sob a cornija, os aventais e as molduras dos vãos que são em cantaria caiada de cinzento. Os elementos decorativos dos frisos são caiados de branco. A cobertura é de duas águas, em telha de meia-cana tradicional, com beiral duplo sobre a cornija.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Mau
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Ficha 8-O1 do "Inventário do Património Arquitectónico da Ribeira Grande"; Ficha 8-O1 do "Plano de Urbanização da Ribeira Grande - Património Construído".
OBSERVAÇÕES: Esta espécie faz parte de um conjunto edificado.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2003-01-27
REMISSÕES: 22.235.159
< anteriores




seguintes >
mapa: 236
São Miguel, Ribeira Grande
Inventário do Património Imóvel dos Açores