41.27.143 Casa de habitaÇÃo - Rua do Visconde D'Almeida Garret/Rua Nossa Senhora da Ajuda
SANTA CRUZ • Rua do Visconde D'Almeida Garret, nos 31, 33 e 35/ Rua Nossa Senhora da Ajuda, nº 1
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XV/SÉC.XVII
DESCRIÇÃO: Casa de habitação urbana com dois pisos, implantada num gaveto, que se destaca pela qualidade e antiguidade dos vãos da fachada da Rua Nossa Senhora da Ajuda: uma porta rematada em arco quebrado; uma porta e uma janela de vergas rectas com as arestas das molduras chanfradas; uma janela com uma moldura de perfil contracurvado e com uma verga recta com vestígios de desenho manuelino (o excessivo enchimento de reboco prejudica a visibilidade das molduras dos vãos).
O imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco, excepto os cunhais e as molduras dos vãos que são em cantaria à vista recortada no reboco. Tem uma faixa pintada de cinzento que simula o soco.
A cobertura está subdividida em dois telhados, paralelos, de três águas, em telha de meia-cana tradicional com beiral simples e telhão na cumeeira.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ACTUAL: Habitação
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: Fichas 312 e 313 do "Plano de Salvaguarda de Santa Cruz da Graciosa".
OBSERVAÇÕES: Esta espécie faz parte de um conjunto edificado.
REMISSÃO: 41.27.147
DATA DE LEVANTAMENTO: 2004/07/12
< anteriores




seguintes >
mapa: 27
Graciosa. Santa Cruz
Inventário do Património Imóvel dos Açores