51.175.79 Portão do Mar
VELAS • Cais das Velas
CONSTRUÇÃO UTILITÁRIA
ELEMENTO ISOLADO OU PONTUAL
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: Séc.XVIII
DESCRIÇÃO: Porta monumental que simboliza a entrada na vila a partir do antigo porto, assumindo um caráter militarizante inclusive no esbarro do paramento exterior.
É constituído por um enorme painel paralelepipédico delimitado por um soco alto, por cunhais apilastrados e por uma cornija. Acima da cornija elevam-se, no prolongamento dos cunhais, dois pedestais quadrangulares que enquadram um frontão contracurvado delimitado por volutas e por uma cornija horizontal no topo reto. O vão, acessível por três degraus em forma de meio hexágono, abre-se a eixo do painel e é rematado em arco de volta perfeita sobre impostas. As ombreiras prolongam-se acima das impostas sob a forma de pilastras cujos capitéis são relevados sobre a cornija e encimados por pináculos semiembebidos. A zona central do arco (em cujo fecho há um relevo decorativo) está ligada a um painel retangular que preenche o tímpano do frontão até à cornija superior, interrompendo a cornija principal. Tem um brasão da coroa portuguesa em relevo parcialmente envolvido por ramagens. Junto ao limite inferior do painel está a inscrição “1799”.
Na face virada à Rua Dr. José Pereira e para acesso à cota atual desta, há duas escadas simétricas de lanço único separadas do leito da rua por um murete contínuo.
O imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco. O soco, os cunhais, as pilastras, as cornijas, os elementos decorativos em relevo, as escadas e parte do murete, são em cantaria à vista.
ELEMENTOS DATADOS: Painel sobre o arco com a inscrição “1799”.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
FUNÇÃO INICIAL: Monumento
FUNÇÃO ATUAL: Monumento
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: AVELLAR, José Cândido da Silveira, Ilha de S. Jorge, Apontamentos para a sua História, Horta, Typ. Minerva Insulana, 1902; NUNES, António Lopes Pires, Dicionário de Arquitectura Militar, Casal de Cambra, Caleidoscópio, 2005.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2008-07-16
< anteriores
21 22 23 24
25 26 27 28
29 30 31 32
33 34 35 36
37 37 39 40
seguintes >
mapa: 175
São Jorge. Velas
Inventário do Património Imóvel dos Açores