51.177.78 CASAS RURAIS - CAMINHO VELHO, BEIRA
VELAS • Caminho Velho, Beira
CONJUNTO EDIFICADO
CONJUNTO DE EDIFÍCIOS OU DE OUTRAS CONSTRUÇÕES
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII/Séc.XIX
DESCRIÇÃO: Conjunto de duas casas rurais implantadas em terrenos contíguos no Caminho Velho da Beira que, embora de diferentes tipos e com diferentes dependências agrícolas, são representativas e as mais íntegras de um conjunto que se estendia ao longo do lado sudeste do caminho.
A casa rural implantada mais a sudoeste é constituída por uma habitação de planta em “L”, com dois pisos, e por um grande palheiro retangular também com dois pisos dispostos quase em “U” e que, juntamente com o muro que acompanha o caminho, formam um pequeno pátio para onde abre a porta de acesso ao corpo da cozinha (de um piso por aproveitamento do desnível do terreno). Esse pátio fica preenchido pelos acessos, por uma cisterna encostada ao ângulo interno da habitação e pela ruína de um abrigo para o carro de bois. A habitação, tal como o grande palheiro, vira a sua fachada principal para sudoeste, mas é acessível pelo topo virado ao caminho através de uma escada e um grande balcão. No piso térreo deste braço desenvolvem-se as “lojas”.
A habitação implantada mais para nordeste tem a fachada principal à face do caminho e está separada da propriedade anterior pela sua enorme eira circular implantada sobre uma altíssima plataforma. Esta habitação de perímetro retangular, com dois pisos, é composta por três corpos com coberturas de duas águas: o corpo da cozinha, alteado, é perpendicular ao caminho (com a “caixa do lar” e o forno salientes no tardoz) e os outros dois corpos, paralelos à rua, encostam a parede sudoeste ao corpo da cozinha. Às respetivas empenas livres, sem janelas, encosta uma cisterna que recebe a água da caleira que separa os telhados dos dois corpos paralelos. O acesso principal à habitação faz-se através de uma escada com balcão encostados à fachada principal.
Os imóveis são construídos em alvenaria de pedra. A habitação a sudoeste tem as juntas rebocadas e vestígios de caiação. A habitação a nordeste é pintada de branco com faixas pintadas de azul. O palheiro e a eira são em alvenaria de pedra à vista. As portas e as janelas são em madeira pintada.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Mau
FUNÇÃO INICIAL: Habitação e apoio à atividade rural
FUNÇÃO ATUAL: Habitação
DATA DE LEVANTAMENTO: 2008-07-21
< anteriores
21 22 23 24
25 26 27 28
29 30 31 32
33 34 35 36
37 37 39 40
seguintes >
mapa: 177
São Jorge. Velas
Inventário do Património Imóvel dos Açores