51.176.87 Casa de habitação - Jardim da República
VELAS • Jardim da República, nos 18, 20 e 22
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITETURA DOMÉSTICA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVIII/SÉC.XIX
DESCRIÇÃO: Casa de habitação inserida na frente urbana que enquadra a nordeste o Jardim da República e que se destaca pela composição regular da fachada onde ressalta a comprida varanda que a acompanha a todo o comprimento.
O edifício tem dois pisos e sótão e a fachada está delimitada pelo soco, por uma estreita pilastra e por uma cornija. No piso térreo abre-se, a eixo, a porta da habitação e, à sua esquerda, uma porta de estabelecimento comercial enquadrada por duas montras/janelas de peito. À direita há uma terceira janela de peito com vidraça de montra, seguida por um portão que corresponde quase à largura de dois vãos. No segundo piso há sete janelas de sacada que se abrem para a comprida e estreita varanda protegida por uma guarda em ferro fundido pintado de prateado. Da cobertura ressalta, a eixo da fachada, uma pequena “torre” (trapeira) com uma janela na face anterior e uma janelinha em cada uma das faces laterais. Todos os vãos são de verga reta e moldura simples embora, à exceção do portão e das janelas da “torre”, todos tenham os ângulos superiores internos das molduras arredondados.
No interior destaca-se o átrio de entrada de onde parte uma escada em pedra que liga ao piso superior. Os pavimentos são ainda em sobrado de “carolina” (“pinho resinoso”) e a sala principal apresenta portas com molduras de recorte decorado.
O imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco. O soco, a pilastra, a cornija e as molduras dos vãos, são pintados de cinzento. As portas e o portão são de madeira pintada de vermelho. As janelas/montras do piso inferior têm caixilharia fixa com bandeira basculante, as janelas de sacada têm caixilharias de dois batentes e as da “torre” são de guilhotina com três folhas, todas em madeira pintada de branco com os aros pintados de vermelho. A cobertura é em telha de meia-cana rematada em beiral duplo (simples na “torre”).
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Habitação
FUNÇÃO ATUAL: Habitação e serviços
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: AAVV, Arquitectura Popular dos Açores (2.ª edição), Lisboa, Ordem dos Arquitectos, 2007.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2008-07-14
< anteriores
41 42 43 44
45 46 47 48
49 50 51 52
53 54 45 46
47 48 49 50
seguintes >
mapa: 176
São Jorge. Velas
Inventário do Património Imóvel dos Açores